Punta del Este: plano de uso e ocupação do solo
ANO: 2011
CONTRATANTE: Governo Departamental de Maldonado
AUTOR: Consultora CEPA
A conclusão do Plano de Ordenamento do Território de Punta del Este - setor Av. Aparicio Saravia - resultou de uma chamada pública para a contratação de um consultor sênior, uma equipe técnica interdisciplinar e uma proposta metodológica para a execução dos trabalhos. Concurso que foi ganho pela Consultoria CEPA liderada pelo Arquitecto Rubén Pesci.
O Modelo Urbano proposto para o Plano Local do Eixo Aparicio Saravia também tem como origem a consideração mais moderna que é usada internacionalmente para o cuidado integral da paisagem natural e cultural: o modelo das Reservas da Biosfera do Programa Mab da UNESCO. O Bañado del Arroyo Maldonado corresponde ao que se denomina (segundo a metodologia da UNESCO) um núcleo de conservação natural, que dá um caráter inegociável à conservação de toda a sua superfície.
No modelo proposto, objetivos de grande importância foram desenvolvidos para o conservação natural: o fortalecimento da biodiversidade e a criação de áreas verde para uso público. Na verdade, é a condição inegociável que corresponde à busca do grande paradigma do século XXI: a sustentabilidade
É um modelo de gradientes, desde a máxima conservação no Parque Metropolitano do Arroyo Maldonado, como núcleo natural formado por uma área tampão direta e de uso restrito e por um setor de amortecimento e de uso restrito, e por um setor setor de amortecimento indireto com atividades humanas de acordo com a zona de Fragilidade Ecossistêmica. Está área forma uma oferta de uso público, recreativo e cultural de quase 700 hectares
A multicentralidade também é um componente central deste Plano. Ou seja, o estabelecimento no território de diversas fontes de atividade local e articulação social, a fim de proporcionar condições de vida mais permanentes e equipamentos e serviços nos bairros. (ver 4.1)
O Plano Urbano “Eje Aparicio Saravia” na cidade turística de Punta del Este, Uruguai, é uma proposta de desenvolvimento urbano que se propõe: evoluir de cidade balneária a um centro internacional de cultura e turismo; abrir a fachada norte da cidade em direção ao Pantanal do Arroyo Maldonado e as serras; fortalecer os serviços ambientais desta grande reserva natural e da vasta floresta urbana; gerar múltiplas oportunidades econômicas e de emprego; harmonizar interesses imobiliários comconservação da paisagem. Para mais informações entre em contato conosco. Teremos o maior prazer em atendê-lo. Contate-Nos!