Plano Estratégico de Turismo Sustentável
ANO: 2004
CONTRATANTE: Secretaría de Turismo y Deportes de la Nación y Consejo Federal de Inversiones
AUTOR: Consultora CEPA
O Objetivo Geral do Plano Estratégico de Turismo Sustentável, converter-se no processo que orienta as políticas e o desenvolvimento do turismo sustentável na Argentina até 2016.
Este Plano foi possível graças à colaboração de múltiplos atores vinculados ao Turismo, desde os setores público, privado e acadêmico. A sua colaboração nas Oficinas Federais do Pilar, nas Oficinas Regionais, nas Reuniões das Comissões Regionais de Trabalho e nas comunicações múltiplas, confere-lhes o carácter de "autores" ou "co-autores" do Plano.
Objetivo geral do Plano Estratégico Territorial. Argentina 2016 «... orientar as ações com impacto espacial para um crescimento equilibrado, integrado, sustentável e socialmente justo do território argentino e construir mecanismos de intervenção mais adequados para aproveitar oportunidades de desenvolvimento "
O modelo de turismo adotado para o país inspira-se então nas reais necessidades dos atores turísticos e nos valores fundamentais que buscam ser resgatados pela sociedade argentina. Dentro deste quadro, áreas prioritárias para o desenvolvimento do turismo são estabelecidas e planejadas. São espaços geográficos ou grupos de interesses sobre os quais intervém um processo de planeamento para promover a evolução do turismo e melhorar as condições de concorrência.
Objetivos específicos
Ambientais: implementar um modelo de desenvolvimento turístico que respeite o meio ambiente natural que satisfaça as necessidades atuais, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de atender às suas próprias.
Socioculturais: alcançar maior qualidade de vida para os habitantes da República Argentina, garantindo respeito à cultura, identidade e valores das comunidades de acolhimento.
De Qualidade: desenvolver uma cultura de melhoria contínua rumo à excelência, baseada no comprometimento de todas as partes interessadas e na renovação dos métodos de gestão e produção, alinhando-os com os objetivos estratégicos da Qualidade.
Socioeconômico: promover a geração e distribuição equilibrada da receita do turismo doméstico e dos excedentes econômicos internacionais gerados pelo turismo receptivo, criando oportunidades de desenvolvimento econômico e social para as gerações futuras.